Na semana passada Rio Branco viveu um verdadeiro caos no trânsito ocasionado por um "apagão" nós semáforos das principais vias da região central.
O problema foi gerado pelo furto dos cabos de energia que alimentam os equipamentos. Em alguns pontos os condutores de energia forma furtados por duas vezes num prazo inferior a 24 horas.
Essa foi a primeira vez que os marginais furtaram cabos de energia dos semáforos, já que os alvos preferidos dos ladrões são cabos e equipamentos de iluminação de praças, parques e logradouros.
De acordo com Joabe Lira, Secretário Municipal de Cuidados com a Cidade, somente em 2022, mais de 50 boletins de ocorrências foram registrados por conta dos furtos, e o prejuízo pode ser superior a R$ 500 mil.
"Fizemos mais de 50 B.O. no ano de 2022, especialmente na parte central da cidade, em função de furto de condutores (cabos elétricos) e demais equipamentos do sistema de iluminação Pública. A estimativa é que no ano de 2022 custe aos cofres públicos mais de 500 mil até dezembro de 2022", informou Lira.
No ano passado o prejuízo aos cofres públicos superou R$ 1,5 milhão com o furto de cabos e equipamentos de iluminação.
Quanto aos furtos dos cabos de energia dos semáforos, Francisco José Benício Dias
Diretor Administrativo e Financeiro do RBTrans informou que o órgão ainda está fazendo o levantamento dos gastos com a manutenção dos equipamentos e troca dos condutores.