..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Presos devem ser encaminhados e aguardarem trâmites burocráticos na Defla, diz portaria

Uma portaria da Polícia Civil publicada hoje (1º) no Diário Oficial do Estado (DOE) determina que os presos conduzidos pela Polícia Militar, outras forças de Segurança e até mesmo a própria Polícia Civil, sejam enviados à Delegacia Central de Flagrantes (Defla). Eles ficarão detidos durante toda formalização do processo e enviados ao presídio. 

“Onde permanecerão recolhidos durante o tempo necessário à formalização e comunicação do cumprimento das ordens judiciais respectivas, e consequente remanejamento à unidade penitenciária competente”, diz trecho do documento assinado por Rêmullo Diniz. 

Diniz afirma no texto oficial que cabe aos delegados plantonistas e coordenador da Defla tomar as medidas adequadas para o cumprimento da portaria por ele expedida. “Nos casos de cumprimento de mandado de prisão temporária, o delegado plantonista ou o coordenador da DEFLA comunicarão a prisão à autoridade policial que representou pela medida ou àquela da unidade policial à qual o procedimento investigativo que originou o mandado esteja vinculado”, diz a portaria.

Ao final, Rêmullo Diniz pede que seja dada ciência a todos os delegados de Polícia Civil de Rio Branco, à presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Acre; aos juízes das Varas Criminais da Comarca de Rio Branco; ao Comando Geral da Polícia Militar; à Superintendência da Polícia Federal no Acre; e à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Acre. 

Em sua justificativa, em linhas gerais, a Defla teria melhor estrutura para abrigar os detentos garantindo, assim a segurança deles e dos agentes. “Considerando a necessidade de medidas que visem à segurança orgânica das unidades policiais, bem como o emprego adequado dos recursos disponíveis”.