..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prevendo possível alagamento, prefeitura de Rio Branco se prepara para construção de abrigos

Prevendo possível alagamento, prefeitura de Rio Branco se prepara para construção de abrigos

Com a chegada do período invernoso e consequentemente, maior probabilidade de alagações e enxurradas, a Prefeitura de Rio Branco por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), tem realizado diariamente o acompanhamento do nível das águas.

O coordenador da Comdec, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que nesta quinta-feira (27), o nível se manteve estável na marca de 11,81 cm, mas que isso significa que falta apenas 19 cm para pôr em prática a terceira fase do Plano de Contingência, ou seja, a construção dos abrigos.

“Como tivemos muita chuva nas cabeceiras e também na região do riozinho do Rola é possível chegar na marca dos 12 metros nas próximas horas ou nos próximos dias. Isso requer da Defesa Civil Municipal, junto todas as secretarias envolvidas, mais ação. Porque começaremos a construção dos abrigos, monitoramento dos bairros, preparação de embarcações, ou seja, toda logística para o socorro caso o rio transborde, sendo a cota de transbordamento 14 metros.”

Rio Branco já recebeu cerca de 400 milímetros de chuva no mês de fevereiro, que tinha a previsão máxima de 300, sendo um dos meses mais chuvosos. De acordo com o coordenador de Defesa Civil, chuvas acima da média também estão previstas para o mês de março, podendo ocasionar em riscos de enxurradas a qualquer instante.

“A enxurrada é sempre um risco muito maior do que o rio. O rio vai dando sinais, vai deixando a gente com um tempo de preparação e a enxurrada não dá. E da mesma maneira que a enxurrada acontece em 1h ou 2h, ela esvazia novamente, deixando rastro de destruição com muitas famílias desabrigadas. Então, enxurrada é sempre uma preocupação a mais porque não dá tempo de agir do jeito que foi fechado no plano de contingência. Ou seja, a qualquer instante pode acontecer uma enxurrada e afetar muitas pessoas.”