..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Princípio de incêndio: Vídeo mostra UTI pediátrica e crianças sendo transportadas em macas; “Ninguém saiu ferido”, diz Sesacre

Princípio de incêndio: Vídeo mostra UTI pediátrica e crianças sendo transportadas em macas; “Ninguém saiu ferido”, diz Sesacre

A reportagem do Notícias da Hora esteve essa manhã no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC) para obter mais informações sobre o incêndio que ocorreu na madrugada deste sábado, 17, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica e que atingiu parte da UTI adulto.

O NH convesou com uma enfermeira que está de plantão na unidade de saúde e que participou do socorro e remoção dos pacientes. Segundo a profissional de enfermagem tudo aconteceu muito rápido, houve um barulho semelhante ao de uma explosão e logo em seguida começou a sair fumaça e fogo dos dutos de ventilação.

“Foi um terror! Teve um barulho e depois fogo e fumaça, o desespero foi geral, todo mundo correndo para tirar as crianças de lá, haviam cinco internadas na UTI, quando estávamos retirando as crianças começou o fogo na UTI adulto, outra correria”, comentou a enfermeira que pediu para não ser identificada, pois, segundo ela, desde o comunicado do ocorrido na unidade hospitalar um diretor da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) está na unidade para que não ocorra vazamento de fotos, vídeos e informações à imprensa que não seja enviadas pela Secretaria de Comunicação.

A servidora disse ainda que a necessidade da manutenção dos condicionadores de ar das UTIs haviam sido relatada em documento encaminhado à Sesacre, mas a gestão não respondeu a solicitação.

“Há pelo menos 20 dias que nossa gerência informou sobre a necessidade urgente de se fazer a manutenção nos condicionadores de ar, mas a Sesacre mesmo sendo comunicada por oficio não fez nada, e agora estamos ai com todo esse caos”, disse a enfermeira.

Em nota pública, a Secretaria de Saúde do Estado informou que “as equipes que estavam de plantão realizaram rapidamente o remanejamento dos pacientes e ninguém saiu ferido”.

Leia a nota na íntegra:

Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informa que neste sábado, 17, por volta das 2h, houve um princípio de incêndio ocorrido no Hospital da Criança, localizado nas dependências do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO). As equipes que estavam de plantão realizaram rapidamente o remanejamento dos pacientes e ninguém saiu ferido.

O Estado reforça seu compromisso com a saúde pública e com os princípios que norteiam a transparência e cuidado com as pessoas. Esclarece ainda que as causas do acidente serão minuciosamente investigadas.

Paula Mariano
Secretária de Estado de Saúde.

Nota de Esclarecimento

A direção do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-Ac), informa que as revisões e manutenções dos condicionadores de ar estão em dia, tendo documentos que comprovam as manutenções realizadas em todos os aparelhos da unidade, entre os dias 27 de julho e 24 de agosto.

Durante a prestação do serviço, a empresa não comunicou a direção qualquer necessidade de troca ou substituição dos aparelhos, tendo possíveis problemas de funcionamento sido solucionados pela equipe de profissionais durante esse período.

Após o incidente ocorrido na madrugada deste sábado, 17, iniciado em um ar-condicionado que fica localizado na entrada de acesso à UTI pediátrica do Hospital da Criança, compareceram nesta unidade, o Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Técnica, além dos secretários de Estado Paula Mariano e Jonathan Donadoni, para avaliação dos danos causados.

O laudo com as possíveis causas deve sair nos próximos dias, já a reforma do ambiente afetado, será concluída até a próxima quarta-feira, 21. Não foram registrados óbitos ou pessoas feridas, apenas dano ao patrimônio.

Helen Freitas
Gerente Geral do Into/AC