No dia 08 de maio, foi lançado o Programa Ramais da Dignidade, que visa mobilizar toda a estrutura do poder público para uma grande ação de recuperação. Serão mais de 50 ramais que receberão serviços de drenagem, raspagem, piçarramento e construção de pontes.
O programa irá recuperar 1.500 quilômetros de trecho e irá beneficiar mais de 40 mil famílias. Há pouco mais de uma semana do lançamento do programa, as máquinas já estão em pleno vapor, recuperando os trechos mais críticos.
O secretário de Agropecuária, Eracides Caetano, acompanha os serviços diariamente. No ramal Moreno Maia, os serviços de limpeza, raspagem, alinhamento e baluamento, já estão adiantados. Serão 198 quilômetros de serviços.
“Nesse ramal aqui, umas 550 famílias vão ser beneficiadas. Claro que nós não vamos piçarrar todo ramal. Vamos fazer aqui o Três Palhetas, o Mariana, o Paralelo é o outro ramal de frente a escola que sai no quilômetro sete. Esses ramais serão piçarrados”, afirmou Eracides Caetano.
O secretário diz ainda que com a intervenção, os agricultores terão a dignidade de produzir sem o risco de perder a produção por dificuldade em escoar.
“A gente tem primeiro que conformar o ramal, fazer as limpezas, a saída de água, aterro e colocar os bueiros para daí fazer o piçarramento. A gente não vai conseguir fazer cem por cento piçarrado, mas o trabalho aí é a determinação do prefeito, que se faça pelo mínimo 50% dos ramais”, complementou.
Para quem depende de um ramal com boa trafegabilidade, os serviços já geram boas expectativas para o ano todo.
“Vai ser muito bom, por conta que vai poder escoar o produto, ter mais facilidade. O morador não vai precisar estar pegando barco para descer o rio, sem contar que as condições do ramal estava muito ruim. E isso vai melhorar bastante”, disse o produtor rural Jonathan Martins.
A produtora rural Vilma da Silva, mora há trinta anos no ramal e já planeja a venda da safra de milho e arroz com segurança.
“O carro do meu filho era baixo, não entrava. Nós trazíamos um pouco de milho nas costas para as galinhas, agora com esse serviço que está sendo feito vai ficar muito bom”, concluiu.