Após os jarros de plantas e a casinha do Papai Noel serem pintadas de azul em Rio Branco, agora foi a vez da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans) “entrar na onda” e sinalizar as ruas da capital acreana com o tom azulado. A moral da história, amis uma vez: virou piada na internet.
As pinturas estão sendo feitas no período noturno, quando há pouco trânsito na cidade. O primeiro local com a pintura é o cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Avenida Getúlio Vargas, bem na Praça do Relógio, em frente à sede da prefeitura. “ A vergonha com o papai noel não bastou”, questionou um internauta ao comentar a pintura.
Procurado, o diretor de Trânsito da Rbtrans, João Marcos Luz, disse que não falaria sobre o assunto, apenas o superintendente Anízio Alcântara, mas este não atendeu às chamadas e nem retornou as mensagens deixadas para ele com questionamentos sobre a pintura das faixas.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as cores padrão devem ser branco e preto, de forma a contrastar e não gerar dúvida no condutor. A cor azul, contudo, até pode ser utilizada, mas para demarcar áreas de estacionamento ou mesmo vagas para idoso ou deficientes, incluindo a cor em placas específicas.
“Cumpre informar que a sinalização de trânsito a ser implantada pelos órgãos e entidades de trânsito com circunscrição sobre a via deve atender ao previsto no Código de Trânsito Brasileiro e legislação complementar, sendo vedada a utilização de qualquer outra, nos termos do artigo 80 do CTB”, diz parecer do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo.