No vigor dos seus 81 anos, o pernambucano Francisco de Assis, natural do município de Petrolina, fala com entusiasmo do ofício de barbeiro, profissão que o acompanha há 63 anos. Seu Assis, assim como é carinhosamente chamado pelos seus clientes, administra o Salão Rio Branco, o mais antigo da Capital acreana com 61 anos, localizado na Avenida Getúlio.
O local já chegou a funcionar com cinco barbeiros e duas manicures. Porém, há três anos, Seu Assis trabalha na companhia de Deus, assim como relatou.
"Todos os colegas de profissão com quem trabalhei aqui já faleceram. A saudade de todos me acompanha. Agora, estou acompanhando do nosso Senhor. Já são 32 anos nessa barbearia, mas já trabalhei em outros Estados. No dia 20 de setembro deste ano comemoramos aniversário; já são 64 anos atendendo em nossa cidade. Temos uma clientela fiel. Crie meus oitos filhos através desse ofício", comentou Francisco.
O delegado aposentado e advogado José Alves, é cliente de longa data do Salão Rio Branco. "Antes cortava o cabelo e fazia a barba com o Barreto, que infelizmente faleceu. Agora sou atendido pelo Assis. Não vou em outro local, isso há muitos anos. No salão passaram várias personalidades
da sociedade acreana. A barbearia faz parte da história da nossa Rio Branco", frisou.