O governo do Estado entregou uma obra emblemática nesta quarta-feira, 29. Pela primeira vez, em 92 anos de existência, o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Acre (PMAC) foi completamente revitalizado. Com recursos próprios, um dos mais imponentes e simbólicos prédios de Rio Branco recebeu investimentos na ordem de R$ 4,2 milhões.
O minucioso desafio de reformar a edificação histórica durou pouco mais de um ano. Além de preservar o projeto arquitetônico original, o Estado teve o cuidado de oferecer acessibilidade aos visitantes e o conforto necessário para que os militares desempenhem suas atividades com dignidade e excelência.
Construído no fim da década de 1920 para sediar a então Guarda Territorial do Acre, o complexo formado por três prédios independentes, que totaliza 2,1 mil metros quadrados, ganhou nova cobertura, pintura com ênfase no resgate das cores do passado, substituição das redes elétrica e hidrossanitária, recuperação asfáltica dos acessos interno e externo, e ampliação do quantitativo de vagas de estacionamento para veículos. A partir de agora, todos os ambientes do comando-geral são climatizados.
A obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e contou com a parceria do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre). Já os projetos de arquitetura e engenharia ficaram sob a responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento e Regional (Sedur). Por estar em processo de tombamento no Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Acre, a revitalização contou com o acompanhamento de técnicos da Fundação Elias Mansour (FEM) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Na cerimônia de entrega, o governador Gladson Cameli abriu o discurso destacando sua gratidão aos policiais militares acreanos que, diuturnamente, nos 22 municípios, deixam suas famílias para cumprir a nobre missão de salvaguardar e proteger vidas. O chefe de Estado também aproveitou para elencar os avanços alcançados nos últimos anos no enfrentamento incessante contra a criminalidade.
“Gratidão a cada um de vocês pelo excelente trabalho que realizam todos os dias no policiamento ostensivo. Graças ao empenho de vocês e os investimentos que realizamos, o Acre deixou de ser o estado mais violento do país. Isso é a prova concreta do nosso esforço em atender o anseio da sociedade, que era melhorar os índices da segurança pública”, pontuou.
Sobre a grande intervenção realizada na sede da instituição militar, Cameli demonstrou-se honrado por sua gestão ter viabilizado este importante feito. “Como não me orgulhar de poder realizar uma obra desta no meu governo? Estamos entregando um comando-geral completamente revitalizado, com as devidas adequações técnicas, mas sem deixar de lado a história e o legado do espaço”, afirmou.