O nível do rio Acre em Rio Branco chegou a 15, 31 metros às 6h desta segunda-feira (22). O manancial continua baixando apesar das chuvas, porém permanece com 1, 31 metro acima da cota de transbordamento na Capital.
Nos bairros Seis de Agosto e Taquari, no 2º Distrito de Rio Branco, conforme registrou o Notícias da Hora, já é possível ver sinais significativos da vazante do rio.
A Defesa Civil continua em alerta e mantém as famílias desabrigadas acolhidas em abrigos públicos. São 68 famílias sob os cuidados da prefeitura: 34 no Parque de Exposições Wildy Viana e as outras 34 em quatro escolas públicas.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, informou que essas pessoas só retornarão para suas casas quando o rio Acre estiver com pelo menos 12 metros, abaixo da cota de alerta, que é de 13, 50 metros, e quando houver situação de segurança meteorológica.
Já as outras 135 famílias desalojadas, aquelas que foram retiradas de suas casas pelo Corpo de Bombeiros e acolhidas por parentes são aconselhadas a não retornarem às suas residências enquanto o rio não ficar pelo menos um metro abaixo do alerta.