..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Rio Acre registra leve aumento, mas estiagem continua crítica em Rio Branco; nível segue próximo da pior cota histórica na Capital

Rio Acre registra leve aumento, mas estiagem continua crítica em Rio Branco; nível segue próximo da pior cota histórica na Capital

O nível do Rio Acre apresentou leve elevação e marcou 1,57 metro na manhã deste sábado, 16, em Rio Branco, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. A cota atual está 26 centímetros acima do registrado no último dia 12, quando o rio atingiu 1,31 metro, a menor marca do ano até agora.

Apesar da subida, o nível do manancial segue próximo da pior cota histórica já registrada, de 1,23 metro, em setembro de 2024. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o aumento foi resultado de oscilações nas cabeceiras do manancial, especialmente na Bolívia.

“Percebemos essa oscilação positiva. Mas o que não é uma boa notícia é que esse aumento não se deve a chuvas em Rio Branco. A previsão continua de estiagem, e a expectativa é de agravamento da situação a partir do dia 20”, alertou.

O monitoramento do rio ficou suspenso por três dias devido a problemas técnicos nas réguas de medição. Técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) foram acionados para realizar a manutenção. O Acre enfrenta seca severa e está em situação de emergência desde o dia 6 de agosto, por decreto estadual que terá validade de 180 dias.