A vacinação em Rio Branco deve continuar no mesmo ritmo pelos próximos dias. Isso porque a Secretariam Municipal de Saúde (Semsa) iniciou a semana com apenas 400 doses da vacina anticovid disponíveis para a aplicação em primeira dose. O informe é do secretário Frank Lima.
Durante o final de semana, após forte pressão popular, a prefeitura manteve a vacinação normalmente. Ainda no sábado, dia 10, foram aplicadas 1,9 mil doses das 2.400 que haviam sido entregues à Semsa na sexta-feira, dia 09, em razão de chegada do 12º lote de vacinas.
Nesta segunda também inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (vírus da gripe), que deve ocorrer de forma escalonada:, com a primeira etapa (12/04 a 10/05) atingindo as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde.
Na sequência, será a vez dos idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas. Somente na primeira etapa, devem ser vacinadas quase 50 mil pessoas.
Na terceira etapa, prevista pra julho, serão vacinados os portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de pessoal da segurança pública e pessoas com idades entre 12 e 21 anos.