A Defesa Civil informou nesta segunda-feira, dia 20, que a forte chuva registrada no sábado, dia 18, contabilizou quase 100 milímetros em apenas três horas de temporal. No sábado a chuva forte deixou ruas alagadas em vários bairros de Rio Branco, e a ventania assustou quem vive também em cidades próximas.
Em ao menos 20 bairros da capital acreana, a chuva deixou estragos. Segundo dados da Defesa Civil, houve o registro de 96,8 milímetros de chuva, o que é considerado um quantitativo significativamente alto. Os ventos chegaram a 40km/h, e a previsão é de mais chuva para os próximos dias.
“Nós tivemos uma quantidade enorme de chuvas num curto espaço de tempo. Começou por volta das 14h-15h e foi até o início da noite – com relação à chuva mais forte, que eu me refiro. Tivemos praticamente 97 milímetros de chuva e isso, para três horas, é uma quantidade muito grande”, frisou em entrevista à Rede Amazônica.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para todo o Acre, com validade até às 10h desta segunda-feira, dia 20 de fevereiro. “Tivemos muitos bairros atingidos e nem todos nós conseguimos atender, por ter sido simultâneo”, complementou o chefe da Defesa Civil, Cláudio Falcão.