Os postos de Saúde de Rio Branco estão abertos neste sábado (30), dia D de mobilização contra a gripe e o sarampo. A secretária municipal de Saúde, Sheyla Andrade, lembra que a campanha marca o início da vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra as duas doenças.
A campanha também prioriza gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, servidores das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.
“Estamos com a vacinação contra o sarampo, que é muito importante. É uma doença que já tinha sido erradicada no Brasil e no ano passado tivemos mais uns três casos. Então nós não queremos que essa doença volte e principalmente para as crianças no Acre, as crianças de Rio Branco. Então nós estamos também ofertando a vacinação contra o sarampo”, lembra.
Estão à disposição da população, até às 17 horas, as unidades Eduardo Assmar, Rosângela Pimentel, São Francisco, Dalmo de Lima, Vila Ivonete, Ary Rodrigues, Maria Barroso, Cláudio Vitorino e Roney Meirelles, e ainda uma equipe de saúde no Via Verde Shopping até às 13 horas.
Baixa procura
O diretor da policlínica Barral y Barral, Jorge Pimenta, afirmou em uma live do Notícias da Hora mais cedo que a procura por vacina na manhã deste sábado foi baixa.
“Eu peço, gente, traga seus filhos, venham se vacinar e vacinar também seus filhos. Por isso que a gente está chamando a população, chamando a responsabilidade dos pais e chamando a população para essa responsabilidade. Porque não adianta só nós aqui da atenção básica da saúde está ofertando, por isso estamos chamando a população também para essa responsabilidade, para eles virem vacinar. Não adianta a gente só estar ofertando. Por isso que vocês, repórteres, também têm uma responsabilidade muito grande. E agradeço vocês do Notícia da Hora ter vindo aqui fazer essa live e fazer o chamado com a população vir se vacinar”, finalizou.