Após quase 30 dias sem chuvas, Rio Branco deve receber nesta quinta-feira, dia 20, a maior frente fria dos últimos 10 anos, segundo antecipou o meteorologista Davi Friale, em primeira mão, ao Notícias da Hora, na semana passada. Os termômetros podem marcar até 6°C na fronteira do Acre com a Bolívia.
Mas antes do frio, a chuva deve marcar a quinta-feira. A chance de temporal na capital acreana margeia 90%, ou seja, é quase certo que o frio será anunciado com chuva forte e muito vento, como tem ocorrido no vizinho estado de Rondônia, onde houve, em Porto Velho, queda de árvores, chuva de granizo e muita ventania.
Segundo informativo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), a partir desta quinta-feira, 20 o avanço da frente fria de origem polar modificará as condições de tempo e provocará acentuada queda das temperaturas em grande parte do Brasil, incluindo o Acre, e o baixo Amazonas.
“O boletim informa ainda que conforme a massa de ar polar avança pelo interior do continente proporcionará o declínio das temperaturas ao longo do final de semana, que poderá ser acompanhado de rajadas de ventos e tempestades localizadas no sul da Amazônia”, diz nota informativa do setor.
A Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) alertou que a população deve ficar em alerta, tendo em vista que em dias de friagem, há registro de rajadas de ventos e baixa umidade, fatores que podem aumentar o volume de fumaça presa e consequentemente alto níveis de poluição do ar por mais tempo, podendo também tornar pequenas queimadas próximas de vegetações em incêndios florestais.