As denúncias não param de aparecer, seja pelos canais oficiais do governo federal, pelas redes sociais ou por meio da imprensa. Dezenas de pessoas podem estar furando a fila nos estados brasileiros e recebendo a vacina contra a Covid-19, que começou a ser aplicada na última terça-feira, dia 19.
Em Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) negou qualquer favorecimento relacionado à vacina CoronaVac, enviado ao Acre pelo Ministério da Saúde no início da semana. Segundo a bióloga Socorro Martins, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semsa, a vacinação tem público determinado.
“Estamos trabalhando com a vacinação de 3600 pessoas, incluindo os idosos que estão em abrigos e também os nossos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente contra a pandemia. A previsão que é novas doses cheguem até a próxima semana, permitindo maior número de pessoas vacinadas”, esclareceu Martins,
Segundo a bióloga, a Capital acreana recebeu doses a menos do que se previa anteriormente. “Como Rio Branco recebeu apenas uma parte das doses que estavam previstas para o município, iniciamos apenas os profissionais que estão atuando em unidades da linha de frente. Estamos seguindo o protocolo de vacinação direcionado nacionalmente pelo Ministério da Saúde”, completou.
Na Capital, Estão sendo vacinados os profissionais de saúde que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), Pronto-Socorro de Rio Branco, URAP Maria Barroso e UPA Via Verde. Além deles, os idosos que estão no sistema prisional, no Lar dos Vicentinos e na Casa de Acolhimento Souza Araújo.