..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Secretária de Saúde de Rio Branco destaca gestão, fala sobre cobertura vacinal e combate à dengue

Secretária de Saúde de Rio Branco destaca gestão, fala sobre cobertura vacinal e combate à dengue

A secretária municipal de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, concedeu na noite desta quarta-feira (22) entrevista ao podcast do jornalista Willamis França, (Conversa Franca). Na oportunidade, Sheila discorreu sobre os gargalos da pasta e a luta contínua para levar saúde com dignidade à população, como determina, segundo ela, o prefeito Tião Bocalom.

Sheila destacou entre os muitos desafios a pandemia de covid-19 e pediu às pessoas que se vacinem.

"É preciso que as pessoas se conscientizem que nós enquanto gestora na área da saúde, estamos tentando fazer a nossa parte, levando as vacinas a quem precisa, mas acima de tudo é preciso que as próprias pessoas se cuidem e procurem uma de nossas unidades para se imunizar e proteger a si e ao próximo", alertou.

Dentro do universo complexo da saúde pública, Sheila Andrade explicou que todas as regionais estão sob a cobertura do setor e fez um breve balanços dos trabalhos.

"Já reformamos várias unidades como o Roney Meireles, a Rosangela Pimentel, que atende toda aquela região do Calafate; contratamos por meio de concurso inúmeros profissionais de saúde, incluindo médicos e acreditamos estar no caminho certo e graças ao apoio e sensibilidade do nosso prefeito Tião Bocalom, vamos avancar muito mais e levar cada vez mais saúde com qualidade e dignidade para quem precisa", enfatizou a secretária.

Outro tópico abordando pelo apresentador foi a dificuldade de pacientes que buscam pela atenção básica. Sobre o assunto, Sheila Andrade disse que na atual gestão do prefeito Tião Bocalom, os serviços avançaram.

"Por determinação do nosso prefeito Tião Bocalom qualquer pessoa que chegue com uma receita, por exemplo, de um médico particular com certeza nas nossas unidades iremos estar ofertando os medicamentos prescritos. Outro fator positivo, por exemplo, se um paciente vem também com uma solicitação de exame, mesmo que de médicos particulares estaremos recebendo as solicitações e ofertando os exames", explica.

Além das unidades reconstruídas e reformadas no perímetro urbano de Rio Branco, a secretária abordou que outras unidades da zona rural estão sendo reformadas.

Em relação a campanha de vacinação de cães e gatos, pelo serviço de controle de zoonoses, a gestora afirmou que o trabalho continua inclusive na zona rural de Rio Branco.

Sheila também destacou os programas saúde na comunidade e os serviços itinerantes na zona rural e comunidades ribeirinhas.

"No último itinerante que foi realizado em março percorremos pelo Rio Acre e Riozinho do Rola e igarapés mais de 50 comunidades rurais e ribeirinhas, levando uma grande estrutura de médicos, odontólogos, microscopistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e, enfim, todos os serviços da nossa Atenção Básica. A gente leva a essas populações que tanto merecem e mais precisam. Para se ter uma ideia, nesse itinerante na zona rural nós realizamos mais de 50 mil procedimentos", comemorou a gestora.

Em relação a cobertura vacinal contra a covid-19, Sheila se disse satisfeita com a imunização adulta, mas lamentou a pouca quantidade de crianças vacinadas.

"Não só o coronavírus, mas doenças como o sarampo (antes erradicada), a febre amarela, a cobertura vacinal está muito abaixo do que preconiza os dados do Ministério da Saúde. Leve seus filhos, vacine. É a única arma eficaz que temos para nos proteger e evitar o pior", alertou a secretária.

A secretária também falou, ao final do bate-papo, sobre o combate à dengue.

"Graças um trabalho contínuo de conscientização nós saímos de uma epidemia de dengue e hoje nós fomos reconhecidos nacionalmente como a capital que mais evoluiu na eliminação do mosquito e números negativos da doença. Isso graças também o belo trabalho das equipes da Zeladoria e também o apoio fundamental da população que entendeu as nossas campanhas e juntos estamos vencendo mais essa batalha", finalizou.