A Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, voltou a reforçar na manhã desta quita feira (9), sobre a importância dos pais e ou responsáveis para que vacinem os seus filhos e mantenham o esquema vacinal da carteira de imunização completo, tendo em vista uma nova variante gripal já circula na capital e ainda não há uma posição definitiva pelos especialistas quando a gravidade do problema.
No entanto, Sheila Andrade, fez um apelo para que, mesmo enquanto os especialistas em vigilância possam ter um quadro preciso do novo vírus, é importante manter o esquema das vacinas atualizado.
“ É fundamental, nesse momento que já estamos com a volta ás aulas presenciais, todas as crianças estejam imunizadas. Temos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde estamos fazendo um apelo aos pais e responsáveis que autorizem os seus filhos a serem imunizados pelas nossas equipes o quanto antes. Volto a repetir, verifiquem nas carteirinhas de vacinação se o esquema da imunização do seu filho está completo. Vamos proteger os nossos filhos. É um apelo que eu faço para que possamos evitar o pior”, disse a gestora da saúde de Rio Branco.
Somente neste mês de junho, já houve registro de pelo menos 4 óbitos de crianças no estado, acometidos por síndrome respiratória.
Quem pode se vacinar:
-Crianças de 6 meses até menores de 5 anos; (síndrome gripal, influenza, sarampo) e todos os outros imunizantes do calendário vacinal da carteirinha.
-De 5 anos a 11 anos; vacina contra o Corona Vírus
-De 12 a 17 anos; Vacina de reforço contra o Corona Vírus.