Os servidores e pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) cumpriram a promessa de paralisar os serviços e realizaram uma manifestação que fechou a estrada da Sobral na manhã desta segunda-feira (19).
Eles protestam contra a retirada do diretor Marcos Ararípe, reivindicam melhorias na infraestrutura do hospital e solicitam que a unidade de saúde seja abastecida com os medicamentos que estariam em falta há meses.
Segundo os manifestantes, estariam faltando vários medicamentos, a instalação elétrica que não suporta os novos equipamentos e causa constantes quedas de energia e um gerador estaria no local, mas nunca foi instalado.
O Hosmac também sofre com problemas estruturais como é o caso de muro da lateral caiu e nunca foi erguido novamente. Os servidores alegam que a unidade de saúde não passa por uma reforma desde a década de 90.
Mas o principal ponto da protesto é a retirada do diretor. Servidores e pacientes destacam Marcus Ararípe é especialista da área de tratamento mental e mantém uma boa relação com servidores, pacientes e seus familiares.
Os manifestantes pendem ainda a contratação de mais profissionais para suprir a necessidade do déficit do quadro. A falta de água potável é outra reclamação recorrente dos servidores e pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre.