Gasolina pode sofrer reajuste de 3,5% e diesel de 4,2%
Se antecipando aos questionamentos dos consumidores, o Sindicato dos Postos de Combustíveis do Acre, divulgou uma nota no começo da manhã de hoje (19), falando a respeito do reajuste anunciado pela Petrobras de 3,5% para a gasolina e 4,2% no diesel. De acordo com o Sindicato não é possível prevê ainda quando o reajuste chegará ao consumidor acreano, isso porque depende da renovação de estoque de cada estabelecimento.
“Vale lembrar que esse acréscimo é feito, inicialmente, nas refinarias que, por sua vez, podem repassar os valores para as distribuidoras”, enfatiza o documento. E acrescenta: “a partir do momento em que os postos comprarem novos estoques é que saberão de quanto será o acréscimo repassado. O preço praticado leva em conta o livre mercado (desde a produção, distribuição e revenda), a logística e os custos operacionais de cada posto”.
A nota, assinada pela presidente do Sindepac, Karyenne Machado, diz que os repasses dos valores aos consumidores é feito de forma legal, e que os postos obedecem criteriosamente as exigências dos órgãos de controle.
“Tudo é feito dentro da legalidade, uma vez que os estabelecimentos são fiscalizados por diversos órgãos, inclusive a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP”.