..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Sindmed diz que improvisos podem causar mortes na Maternidade; direção rebate e afirma que pacientes estão em ala segura

Sindmed diz que improvisos podem causar mortes na Maternidade; direção rebate e afirma que pacientes estão em ala segura

Com o fechamento do setor de pré-parto para reforma e a quantidade limitada de vagas na unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal e unidade de cuidados intermediários (UCI) neonatal, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) encontra situação considerada caótica na Maternidade Bárbara Heliodora (MBH). A situação potencializa novas mortes de crianças.

Segundo o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, a realidade é de completo improviso para a manutenção dos serviços, chegando a alocar o setor de pré-parto para a ala das enfermarias, reduzindo de seis para três vagas. A situação ocasiona a possibilidade de ampliação do tempo de espera e a de partos espontâneos, em locais inapropriados, sem o amparo apropriado.

Na relação de irregularidades denunciadas por servidores está a falta de máscaras e luvas, além da falta de medicamentos necessários para as parturientes e para os recém-nascidos.

“A situação vem se agravando com a falta de ampliação de vagas, em uma unidade que é referência para todo o Acre, Sul do Amazonas, moradores do Abunã e até para a Bolívia e Peru. A população cresceu, mas a gestão não investiu recursos necessários para garantir o atendimento”, protestou o representante do Sindmed-AC.

Os problemas devem se agravar pela falta de médicos suficientes para o atendimento da população. No caso do setor de pré-parto, a reforma ainda deve durar três meses, o que representa a possibilidade do agravamento da situação.

A Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) participou da visita para a elaboração de um relatório a ser apresentado ao pleno da instituição.

Hospital da Criança

Com a morte de crianças em maior e início de junho, o Hospital da Criança se mudou para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), mas, em visita realizada no dia 25 de junho houve a verificação da contratação de médicos, além da retirada das divisórias que separam os leitos da enfermaria para garantir o monitoramento visual de todos os pacientes.

WhatsApp_Image_2022-07-07_at_14.17.41.jpeg

Denúncias

Todas as situações narradas comporão um relatório que será encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Conselho Regional de Medicina (CRM).

Maternidade diz que todas as pacientes foram remanejadas para uma área segura

Logo após a visita do Sindicato dos Médicos, a direção da Maternidade Bárbara Heliodora divulgou uma nota. No documento, a instituição diz que “todas as pacientes que eram atendidas na sala PPP (pré-parto, parto e pós-parto), foram remanejadas para uma outra ala da unidade, onde recebem o acolhimento adequado, com garantia da segurança da mãe e do bebê”.

Em outro trecho do documento assinado pelo diretora da MBH, Laura Pontes, é afirmado que “a medida foi necessária devido a uma obra que iniciou no mês passado e que vai ampliar e melhorar a estrutura física e de atendimento da maior maternidade pública do Estado”.

Veja a nota
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A direção da maternidade Bárbara Heliodora esclarece que todas as pacientes que eram atendidas na sala PPP (pré-parto, parto e pós-parto), foram remanejadas para uma outra ala da unidade, onde recebem o acolhimento adequado, com garantia da segurança da mãe e do bebê.

A medida foi necessária devido a uma obra que iniciou no mês passado e que vai ampliar e melhorar a estrutura física e de atendimento da maior maternidade pública do Estado.

No momento os atendimentos são realizados em 4 leitos e o estoque de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, é suficiente para suprir a rotina da unidade.

Desde novembro de 2021 foram contratados 4 médicos ginecologista obstetra que reforçam o quadro de profissionais da maternidade.

No momento, a falta do medicamento sulfato de magnésio ocorre porque não foram apresentadas propostas na última licitação. Um processo de compra emergencial está sendo realizado pela SESACRE - Secretaria de Saúde do Acre.

Apesar disso, nenhuma paciente tem deixado de ser assistida da melhor forma possível.

A direção da maternidade e todo o seu quadro de profissionais se dedicam pra manter a eficiência e qualidade dos serviços à população.

Laura Pontes
Diretora da Maternidade Bárbara Heliodora