O aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) forçou a prefeitura de Rio Branco a ampliar o horário de atendimento de duas URAPs da capital acreana: Urap Cláudia Vitorino, no Segundo Distrito, e da Policlínica Barral y Barral. As unidades de saúde ficarão abertas das 7h às 22h, diariamente.
Da capital ao interior do Acre, os casos estão em alta. No mês de junho, órgãos de saúde já havia alertado para o possível aumento nos casos da síndrome. As unidades de saúde espalhadas pelo estado estão lotadas de pessoas em busca de consulta médica por sintomas semelhantes.
No último dia 23 de junho, o Governo do Acre decretou situação de emergência devido ao crescimento de casos de SRAG, principalmente entre crianças, no estado. Segundo Pedro Pascoal, secretário de Saúde do Acre, o decreto permitiu que o estado garantisse recursos para manutenção de equipamentos, aquisição de medicamentos e valorização dos profissionais.
“Nos próximos dias vamos abrir mais 10 leitos de enfermaria, assim como leitos com suporte respiratório em Brasiléia. Vamos reforçar também a rede de assistência no Hospital do Juruá. Já tivemos, desde o início do ano, tivemos até 150 mortes, o que está dentro da curva da normalidade”, justificou o secretário estadual.