..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Socorro Neri apresenta Programa Cuidando de Quem Educa para educadoras da rede municipal de ensino

Socorro Neri apresenta Programa Cuidando de Quem Educa para educadoras da rede municipal de ensino

Proporcionar o acesso rápido e sem burocracia especialmente aos serviços de saúde, orientações jurídicas além de atividades que possam elevar autoestima de educadoras da rede municipal de ensino público. Esse é o objetivo do Programa Cuidando de Quem Educa lançado nesta quinta-feira, 24, pela prefeita Socorro Neri. A ação foi realizada na Escola Municipal Álvaro Vieira da Rocha no bairro Conquista.

Durante todo o dia, testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicemia, agendamentos de consultas médicas, psicológicas e exames de mamografia foram oferecidos para o quadro funcional da escola e comunidade. Atendimentos na área de educação financeira também fazem parte do pacote de benefícios disponibilizados.

De acordo com a prefeita Socorro Neri, que também é educadora, conhece bem as necessidades e é comprometida com a Educação, as mulheres são maioria no quadro de funcionários da área e normalmente cumprem mais de uma jornada de trabalho. O que dificulta a busca e o acesso ao diagnóstico, assistência, prevenção e tratamento de doenças.

“Nós queremos ajudar no que pudermos para garantir a qualidade de vida das nossas educadoras. São aproximadamente 1.500 professoras que pretendemos alcançar com esses serviços. Esse programa começa hoje e vai continuar por toda a minha gestão”, disse a prefeita.

O secretário Municipal de Educação, Moisés Diniz, falou que a determinação da gestão da prefeita Socorro Neri é que até o fim deste ano todas as educadoras de Rio Branco se cadastrem para fazer consultas e exames de mamografia. “Nós estamos no Outubro Rosa, que faz referência à prevenção do câncer, e no Mês do Servidor, com uma série de atividades específicas para as trabalhadoras e trabalhadores da nossa cidade, mas o Programa Cuidando de Quem Educa pretende possibilitar que o acesso a esses serviços sejam regulares e permanentes”.

CUIDANDO 02

A Defensoria Pública do Estado é uma das instituições parceiras da Prefeitura de Rio Branco. De acordo com o coordenador do Núcleo da Cidadania do órgão, defensor Celso Araújo Rodrigues, problemas tanto na esfera cível quanto criminal vão poder ser atendidos e encaminhados para solução.

“Pela nossa experiência, geralmente os atendimentos mais buscados estão voltados para a área da família. Seja a retificação de uma certidão de nascimento, ações de divórcio ou pensões alimentícias. A gente espera e acredita que vai poder atender um bom número de pessoas e dar todo o suporte jurídico necessário”, afirmou.

Foi exatamente em um problema relacionado com a área familiar que a professora Aline Torres buscou ajuda. Há dez anos ela conseguiu o direito de ter o sobrenome do pai em seus documentos, hoje ela busca o mesmo auxílio para que seus filhos de 18 e 19 anos também tenham os documentos retificados com o nome e sobrenome do avô materno. “Esse programa veio pra facilitar e vai nos ajudar muito. Eu e a maioria dos professores tem um dia-a-dia muito corrido e acaba que a gente vai sempre sendo engolido pela rotina e adiando resolver essas questões que fazem muita diferença na nossa vida. Tomara que essa ação não pare por aqui e continue ajudando outras pessoas”, disse a professora.

Já a cuidadora de creche Luciene Gomes aproveitou para agendar um exame de mamografia. Aos 42 anos e com casos de câncer de mama na família, ela disse que tem tomado cuidados preventivos como o autoexame, recomendado para todas as mulheres a partir dos 40 anos.

“Essa é a segunda vez que vou fazer a mamografia e geralmente não é tão rápido conseguir o atendimento, então eu soube que esse agendamento poderia ser feito aqui na escola, com esse programa que a prefeita apresentou hoje, e trouxe meus documentos. Então aproveito para incentivar que todas as mulheres façam o autoexame e a mamografia pelo menos uma vez ao ano e tenham consciência de que a prevenção é sempre a melhor opção”, concluiu.