Prefeita, que já atuou em conselhos educacionais, considera de suma importância a criação e o fortalecimento dos conselhos em todos os municípios
Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, no Auditório do Palácio da Justiça, o IV Encontro Estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação. O evento este ano teve como foco principal o debate em torno da adequação das escolas ao conjunto de normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Outra questão debatida no evento foi a importância da educação na primeira infância e o fortalecimento dos conselhos municipais como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da gestão educacional.
O encontro contou com a participação da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, que também é presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e que construiu toda sua trajetória pública através de seu trabalho na educação, em especial na Universidade Federal do Acre (Ufac).
"Fico muito feliz com esse evento. Eu acredito que precisamos nos unir na luta para fortalecer os conselhos de educação, em cada município. Eu já fui dos conselhos municipal e estadual e conheço a importância deles para o desenvolvimento dos trabalhos na área da educação". Declarou Socorro Neri.
A representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Fabiane Bitello, que veio ao Acre para participar como palestrante do evento, comentou sobre os principais objetivos dela, nesta quarta edição do encontro: "A ideia é falar dos atos normativos que o Conselho Municipal de Educação tem como atribuição fazer. Também vou falar sobre os currículos. Essa será a primeira vez que os municípios poderão construir seus próprios currículos. Graças a aprovação da BNCC, em 2017". E seguiu: "Vim aqui pra discutir como essas coisas podem ser feitas, para que possamos qualificar ainda mais a educação em todo Brasil".
Vômea Maria de Araújo, Presidente do Conselho Municipal de Educação e Coordenadora da Uncme no Acre, falou sobre a importância dos conselhos: " Os conselhos não são apenas normativos, também são fiscalizadores. Por isso, são instrumentos fundamentais. Precisamos criar os conselhos em todos os nossos municípios. E eles precisam ser atuantes. Isso vai fortalecer muito a nossa educação".
Para o Secretário Municipal de Educação e Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Moisés Diniz, o encontro cumpre um papel fundamental: Esse evento é um gesto de respeito à sociedade, já que a constituição prevê criação dos Conselhos Municipais de Educação. Esse encontro serve para qualificar a gestão educacional, garantindo mais controle dos recursos, mais transparência e, consequentemente, mais qualidade para nossa educação", Destacou Moisés.