A Arena de Rodeios e Esportes Equestres de Rio Branco estava repleta de expectativa com os competidores em campo para o treinamento da Prova dos Três Tambores que foi realizado na tarde desta terça-feira, 2. A competição começará oficialmente nesta quarta-feira, 3.
A expectativa é de que mais de 120 competidores participem nas modalidades que se dividem em 11 categorias, com concorrentes do nível iniciante ao profissional que almejam premiações em dinheiro e a fivela coroadora do esporte.
A modalidade desafia a realização do contorno em volta dos tambores, que ficam na arena em forma triangular a uma distância de 30 metros cada, nomeando vencedor o competidor que fizer o percurso em menos tempo. O Acre é um estado engajado com o esporte, sendo bicampeão nacional e vice-campeão no internacional.
“Essa é uma competição que exige sincronia entre o cavalo e seu condutor e é uma das preferidas do público dos rodeios”, conta orgulhoso Rodney Cardozo, competidor que é dono de um dos centros de treinamento mais disputados do estado, nomeado R.C.
O profissional que já participa há mais de 12 anos diz: “É bom estar de volta, é emocionante voltar à arena após dois anos longe. Aqui temos uma grande mobilização, com pessoas de diferentes estados que vieram para prestigiar a feira e competir. Teremos um belo espetáculo”.
Com 10 anos de idade, a competidora Maria Clara Lima participará na categoria “Jovem A” e, enquanto faz o reconhecimento da pista em preparação para o desafio, expressa: “É grande a expectativa de voltar a participar, estamos muito felizes pela retomada das atividades”.