A matriarca da família Derze, Marina Barros Derze, que completou recentemente 97 anos faleceu na noite desta terça-feira, 25, por problemas respiratórios. Marina era viúva do soldado da borracha, João Derze, que faleceu há 13 anos.
O casal se conheceu no seringal Xiburema nos altos do rio Caeté no município de Sena Madureira. João Derze e dona Marina também moraram em outras colocações como Volta Grande antes de vir morar em Rio Branco.
Marina Derze teve 13 filhos, mas dois acabaram falecendo por complicações. Mas criaram e educaram 11 filhos. Entre os filhos de dona Marina, se destacam o servidor público aposentado do município, Evandro Derze; servidora da educação estadual, Laura Derze; Eunice Derze servidora da saúde Estadual; Elisabete Derze ex-servidora da saúde de Rio Branco e Cleudo Derze, um dos ‘toioteiros’ mais antigos de Sena Madureira.
Dona Maria como era chamada por parentes e amigos, também tinha vários netos, bisnetos e uma tataraneta. Entre os netos os jornalistas Ingreson Derze, Wiliandro Derze e o técnico de informática Luan Derze, bastante reconhecidos da sociedade. Todos somam 25 netos e mais de 30 bisnetos e 2 tataranetas.
O corpo de Marina será enterrado no cemitério Morada da Paz às 16h.