A Uninorte resolveu distribuir caneta preta e água de graça para quem chegou para fazer a prova do Enem no prédio da instituição neste domingo, 3. Resultado: os vendedores ambulantes que costumam todos os anos comercializar seus produtos no local saíram frustrados e chateados.
Acostumado a instalar sua banquinha de venda de água e caneta todos os anos na frente da Uninorte, o vendedor José Roberto da Silva lamentou não ter conseguido comercializar sequer a metade daquilo que colocou à venda.
Ele contou ao Notícias da Hora que levou 10 fardos de água, mas só vendeu dois. Das 280 canetas, José Roberto vendeu apenas 20. Ele não sabe o que irá fazer com os produtos que restaram.
"O nosso faturamento teve uma queda bastante grande devido a essa entrega de água e caneta de graça. A gente pensou que ia dar uma melhorada, mas não melhorou, não. Atrapalharam a vida dos autônomos. Era o dinheiro que a gente ganhava pra gente dar uma força"
Seu Antônio Borges, vendedor de água, também estava revoltado. Ele disse que o Enem 2019 foi "o pior de todos" para os ambulantes.
"Eu trouxe cinco pacotes de 12. Só vendi um."