O verão termina nesta quarta-feira (20), exatamente às 16h58min (horário de Rio Branco), quando o Sol, no seu movimento aparente, cruza a linha do equador, rumo ao hemisfério norte da Terra, explica o pesquisador meteorológico Davi Friale em seu site o Tempo Aqui.
Friale afirma que o dia e a noite terão a mesma duração, ou seja, 12 horas cada, em todos os países do mundo. É o fenômeno do equinócio de outono, quando começa esta estação do ano.
O Sol só voltará ao hemisfério sul no próximo dia 23 de setembro, quando começa a primavera.
ALERTA DE TEMPORAIS
O pesquisador alerta que as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, entre esta quarta-feira e a próxima quinta-feira, inclusive, durante a noite, no Acre, em Rondônia, no sul e oeste de Mato Grosso, no sul do Amazonas, na Bolívia e no sul da região de selva do Peru (Porto Maldonado e Inapari).
As causas desse mau tempo são a aproximação e chegada de uma frente fria, a elevada umidade do ar e o calor da região.
Em alguns pontos, poderão ocorrer sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores, danos às edificações e deslizamentos de terra.
No Distrito Federal e em Goiás, também ocorrerão chuvas intensas, com temporais, mas será entre sexta-feira e domingo.
PRIMEIRA INCURSÃO DE AR POLAR
A frente fria chega ao leste e sul do Acre (regiões de Rio Branco e Brasileia) pouco antes do meio-dia desta quinta-feira (21), com rajadas de vento da direção sudeste que podem passar de 40km/h, em alguns pontos.
Logo em seguida, a temperatura diminui devido à incursão de ar polar, mas não haverá frio intenso. Embora fraca, será a primeira friagem do ano.
CHUVAS DIMINUEM NO ACRE
Neste fim de semana, o tempo fica mais seco no Acre, devido aos ventos polares que estarão soprando.
Assim, no Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul e oeste de Mato Grosso, na Bolívia e no sul e sudeste da região de selva do Peru, as chuvas diminuirão sensivelmente, pois uma massa de ar um pouco mais seco deverá predominar por alguns dias.