O sistema de estacionamento rotativo no Centro de Rio Branco conhecido como Zona Azul volta a funcionar a partir da próxima segunda-feira (20).
De acordo com o superintendente do RBTrans, Benício Dias, o tempo inicial limite no estacionamento para cada veículo é de 30 minutos e vai até 2 horas, que é o tempo máximo da rotatividade. A cada duas horas, a pessoa precisa mover o veículo para outra vaga disponível.
Os bairros demarcados pela zona azul são o Centro, neste primeiro momento e, posteriormente, Bosque e Estação Experimental.
“Nós já estamos há 30 dias de orientação, o pessoal da Rizzo ajudando a baixar o aplicativo, orientando a população rio-branquense. Segunda-feira começa de fato a cobrança. Ontem nós entramos no sistema da Rizzo, já tem muita gente cadastrada, aplicativos baixados, inclusive compras de recarga já funcionando, os pontos de vendas de Rio Branco já estão funcionando”.
Fotos: Vitor Augusto Farias
Segundo a Rizzo, empresa responsável pela gestão do sistema de estacionamento, além do aplicativo haverá a opção de pagamento em postos de vendas credenciados, com os operadores e no site da empresa. Haverá uma tolerância de 15 minutos para embarque e desembarque.
O superintendente alertou que as cobranças pelo serviço não devem ser feitas antes do dia 20 e que se isso ocorrer o motorista deve fazer denúncia aos órgãos de trânsito.
“Não pague estacionamento rotativo antes do dia 20 porque não está sendo cobrado ainda, se alguém lhe pressionar para fazer esse pagamento, leve a denúncia aos órgãos de trânsito, que nós vamos tomar as providencias cabíveis.”