Ao menos 47% dos consumidores rio-branquenses pretendem presentear no próximo domingo, 14, Dia dos Pais, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-AC, em parceria com o Data Control, junto a 200 pessoas na capital acreana, nos dias 5 e 6 de agosto. Ainda de acordo com o levantamento, os consumidores pretendem gastar mais do que o verificado em 2021.
O estudo avaliou que, para 65,5% da população entrevistada, os gastos previstos para o próximo Dia dos Pais devem ser maiores (36,5%) ou iguais (29%); outros 29,5%, no entanto, se preparam para gastos menores em 2022. Outros 5% dos entrevistados não informaram sobre a indagação.
Quanto à preferência de gastos de consumo, 40,5% dos entrevistados disseram que pretendem gastar com roupas; 26,5%, com perfumes; e 16,5%, com calçados. A pesquisa destacou ainda 3,5%, que não sabem o que fazer na data; e 16%, que manifestam interesse para compra de outros bens e serviços.
A pesquisa destacou ainda 54% dos entrevistados, que se mostram propensos a compras no comércio do centro de Rio Branco; 21,5% devem comprar em comércios de bairros e, 17%, em shoppings; ao menos 7,5% dos entrevistados disseram que irão fazer compras via internet. Além disso, 58,9% disseram que os pais são as principais pessoas a se homenagear na data, embora se destaque a disposição de outras homenagens às pessoas de “esposo” (16,9%), filhos (5%), amigos (4,1%), dentre outras.
Expectativa de vendas
O estudo também fez um levantamento quanto à expectativa de vendas junto a 100 empresários com estabelecimentos comerciais na capital acreana; neste contexto, a pesquisa informou otimismo de 42% dos empresários no que diz respeito às vendas para data; outros 56% admitiram, no entanto, que mesmo sendo uma data que estimula o consumo e venda, a manifestação é de um dia normal (29%) ou sem otimismo (27%) com relação a possível aumento de vendas. Outros 2% se mostraram “ansiosos”.
Além disso, 55% dos empresários disseram que irão se utilizar de mais divulgação de produtos em oferta para a data, enquanto outros 28% afirmaram que devem investir nos modos de vendas online; 4%, em propaganda via panfletagem; e 3% reforçaram que devem oferecer embalagens para os clientes interessados. Da amostra analisada, 10% dos empresários omitiram manifestação quanto a preparação específica.
Como tática para aumento de vendas, 55% dos empresários responderam que devem apostar no melhor uso de redes sociais; seguidos por 22%, com a pretensão de ofertar brindes aos clientes com compras realizadas. Também, 10% lembraram que devem investir mais em marketing comercial; enquanto 4% disseram que acreditam em resultados com a adoção de “sorteios relâmpagos”. Os demais 8% afirmaram que não vão adotar tática específica para vendas alusivas a data.
Para 86% dos empresários pesquisados, o valor das vendas para o próximo Dia dos Pais deve ser de até R$200, sendo que, para 44%, esses valores vão de R$100 a R$200; para 35%, de R$51 a R$100; e para 7%, até R$50. Outros 6% apostaram em vendas com valor médio entre R$201 a R$400; e 8%, em vendas com valor acima de R$400.