..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

67% da população brasileira são de desdentados, diz odontólogo

67% da população brasileira são de desdentados, diz odontólogo

No podcast Conversa Franca desta quarta-feira, 29, o bate-papo foi com o cirurgião-dentista Kennedy Esteves, que atualmente é o único profissional da região em atividade que realiza implante zigomático.

O implante é uma técnica cirúrgica para reabilitação oral total no maxilar superior com implantes dentários e prótese em que os pinos de titânio são fixados no osso zigomático.

Kennedy Esteves disse que 67% da população do país são de desdentados ou totalmente desdentados.

“67% da população brasileira são desdentados e parcialmente ou totalmente desdentados totais. É uma geração que não teve assim a orientação, o acesso a informações, acesso a cultura, até mesmo nos meios de comunicação. Hoje, essa entrevista, esse podcast chega a quantas pessoas, e quantas casas também. Se voltarmos há 30 anos, 40 anos, 50 anos no tempo, a comunicação era através de rádio, programas de rádio. Era pouca ênfase à saúde, principalmente a saúde bucal e os recursos também na época, principalmente aqui na região Norte, nos seringais, quando passava um dentista nos barcos, visitando as colocações, um era para extrair os dentes, extrair o que estava doendo que estava ruim e também os que não estavam doentes para não dar trabalho e colocava dentadura, prótese móvel nas pessoas”, lembra.

Na oportunidade o cirurgião-dentista explicou os métodos de outro procedimento que ele utiliza chamado All-on-4, que trata-se de uma técnica onde a prótese dentária é suportada por 4 implantes taticamente posicionados.

“ All-on-4 é uma técnica que foi desenvolvida por um colega nosso, um dentista português, o Paulo Maló, um dentista que trouxe grandes desenvolvimentos na odontologia e fez desenvolvimento dessa técnica. Uma técnica muito simples e eficiente, porque antes, na enxertia, nós trabalhávamos assim. Quanto mais implante, melhor. Eu mesmo tenho. Eu tenho casos de reabilitação com dez implantes, com 12 implantes. Eu vou colocar dez implantes, que se eu perder dois e ainda tem oito vão entrar e já planejavam a reabilitação, já que assim, fazendo uma reserva de implantes com o medo de perder o implante, o Paulo Maló, ele trouxe essa técnica mostrando os locais corretos, a distribuição correta dos implantes, formando um polígono, como ele também é descrito”, finalizou.

Assista ao podcast com o odontólogo Kennedy Esteves