A secretária de Estado de Meio Ambiente, Julie Messias, disse que é preciso discutir a Amazônia sob o olhar de quem vive na região. Para ela é possível, sim, conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação e conservação dos recursos naturais.
“A discussão sobre a Amazônia tem que ser feita pelo olhar da vocação local, prioritariamente. Hoje eu presido o Fórum de Secretários da Amazônia, a Câmara de Meio Ambiente do Consórcio e a Força-Tarefa, e a discussão é muito alinhada entre os nove estados: nós precisamos sim da conservação, da preservação, ter uma estratégia muito concentrada nos recursos naturais e conciliar o desenvolvimento social e econômico, fomentando políticas públicas”, disse Messias.
Ainda de acordo com ela, o governo do Estado tem buscado fortalecer as políticas de monitoramento por meio de forças-tarefas que reúnem esforços tanto do Meio Ambiente quanto da Segurança Pública.
“Esse é o cenário que o governo do Estado tem buscado: o desenvolvimento ambiental, social e econômico, o tripé da sustentabilidade. Estamos trabalhando para gerar mais eficiência no monitoramento, com uma força-tarefa de fiscalização ambiental que integra o meio ambiente e a segurança e uma sala de situação ativada”, destacou.
A entrevista foi concedida, na última quinta-feira (14), ao podcast, Govcast, que é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).