A convidada desta semana para bater um papo sobre saúde renal foi a médica Alliny Sales, que é mestre pela Universidade de Medicina do ABC Paulista, pós-graduada em Endocrinologia centro IPEMED - Brasília e com atualização em Harvard. Ela também é empresária, proprietária da Clínica Renal do Vale do Juruá, especialista em Medicina Interna e Residente em Nefrologia pela Fundação Hospitalar do Acre.
Alliny Sales destacou uma das principais causas das doenças renais crônicas, que pode chegar a perda total do funcionamento dos rins. A hipertensão arterial é uma delas, de acordo com a médica.
“A pressão não tratada, a pressão não controlada é uma das principais causas, pois a artéria responsável de levar o sangue até os rins é prejudicada, pois ela vai começando a estreitar, pois o processo de hipertensão promove lesões nestes vasos”, comentou.
A médica também destacou que as diabetes tipo 1 e tipo 2 também podem levar danos aos rins.
“Então já é considerado diabético glicose acima de 126 matinal ou qualquer valor após alimentação acima de 200. E aí, então, esse paciente que usa medicação tem que manter esses níveis de até 130 pela manhã. E isso em pacientes que têm diabetes tipo um, tipo dois, mal controlado, diabetes, níveis de glicose elevado e depois vem as doenças do rim, mesmo no caso a com pressões. No caso de pacientes com câncer com pressões, doenças policísticos, as doenças autoimunes, no caso, o lúpus, é mais comum.”
Na oportunidade, Alliny Sales orientou como evitar doenças relacionadas aos rins, assim como dicas para ter uma vida saudável.
Você pode acompanhar esse bate-papo pelo nosso canal no YouTube ou na fanpage do Notícias da Hora.