Na última sexta-feira, 12, acadêmicos do 4º período de Direito da UNAMA realizaram a apresentação do projeto APIEX, integrando o Programa Ubiqua. A atividade prática foi desenvolvida com estudantes da Escola Estadual José Ribamar Batista (EJORB), no bairro Aeroporto Velho, e teve como tema central "A Criminologia em Diálogo com a Sociologia e a Antropologia: Impactos e Desafios da Lei de Drogas (Lei 11.343/06)".
O objetivo principal do projeto foi despertar a conscientização dos jovens sobre a realidade do sistema prisional, com foco na situação da capital. A iniciativa buscou apresentar, de forma crítica e reflexiva, a dinâmica carcerária, destacando desafios como a superlotação, a falta de oportunidades e a reincidência criminal, além de abordar a importância da prevenção ao uso de drogas.
A ação contou com a participação de importantes parceiros, incluindo a Polícia Militar (PROERD), representada pelo tenente Gabriel e a soldado Alexandra, a psicóloga e neuropsicóloga Letícia Silva, e o presidente do COPEN/AC e diretor da UNAMA/Rio Branco, Fábio Santos. O evento também foi viabilizado com o apoio do Deputado Federal Coronel Ulysses, do Studio Suzy Fashion e da própria Faculdade UNAMA, que contribuíram com brindes sorteados entre os alunos.
A acadêmica Monaria Bandeira ressaltou a importância da iniciativa: “Meu coração se enche de felicidade, pois não se tratou apenas de uma ação voltada à conscientização dos nossos jovens, mas de uma verdadeira experiência transformadora”. Ela destacou a oportunidade de exercer um papel ativo na sociedade durante a vida acadêmica, levando a extensão universitária para além dos muros da faculdade e reforçando o papel da educação como instrumento de transformação social.