Desde agosto, o Acre passou a realizar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que unifica os números de registro em todos os 27 estados brasileiros. Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina também estão emitindo o novo modelo, que substitui o RG.
Nesses oito meses de atividade, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação do Acre, vem realizando um trabalho intenso para levar atendimento à população, expedindo mais de 43.600 unidades da CIN.
A emissão de documentos de identificação é fundamental para garantir a cidadania da população, essencial para que as pessoas possam exercer seus direitos e deveres de forma plena. Sem um RG, por exemplo, é difícil abrir uma conta bancária, obter um emprego formal ou até mesmo votar.
Para conseguir garantir esses benefícios à população, a Polícia Civil desenvolve ações para atender diversas comunidades. Uma delas foi a parceria recente com o Via Verde Shopping, de Rio Branco, quando foram emitidas 600 CIN em cinco dias.
“Buscamos atender a população ao máximo e pedimos a compreensão das pessoas que ainda não conseguiram fazer a nova CIN, pois os serviços estão sendo feitos de forma gradativa. Neste momento, a prioridade é para primeiras vias, beneficiando quem nunca teve um documento de identidade e também para substituir documentos borrados”, explicou o delegado-geral de Polícia Civil, José Henrique Maciel.
Já o diretor do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, Junior César da Silva, explica que a CIN é emitida em duas versões: física e digital. A partir da segunda via, é cobrada uma taxa de emissão de R$ 101,84.
“Ainda temos o exemplar de policarbonato, que começamos e produzir este ano e que é apresentado às pessoas no momento do atendimento, mas para esse é pago no valor de R$ 186,30”, explica.