De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), apenas 6,18% do público-alvo foi imunizado até o momento contra a dengue Das 17.810 doses recebidas em fevereiro, apenas 2.968 foram aplicadas até 26 de março.
Iniciada em 16 de fevereiro, a campanha inicialmente focou em crianças e adolescentes de 10 a 11 anos em 11 municípios. No entanto, os números de vacinação permanecem aquém do necessário, com 856 doses ainda disponíveis e com prazo de validade até 30 de abril.
A vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda, é segura e eficaz, contendo o vírus da dengue atenuado. Com um esquema vacinal de duas doses com intervalo de três meses, a campanha visa proteger principalmente crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, grupo com maior incidência de hospitalizações devido à dengue.
Diante da baixa adesão, o Ministério da Saúde enviou um reforço de 6,4 mil doses, distribuídas entre os municípios que ainda não foram contemplados. A cidade de Santa Rosa do Purus, que já havia recebido doses, também foi incluída no novo lote. A campanha de imunização foi retomada em 12 das 22 cidades acreanas.