Dados do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que o estado do Acre está entre os cinco da federação que mais tem pessoas cadastradas junto ao Auxílio Brasil, atual Bolsa Família, que alegam morarem sozinhas. Neste sentido, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo, promete um pente fino.
Além do Acre, aparecem na lista os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal e Amapá. De acordo com Letícia, a maior parte são homens. Outro dado é que a maioria dos cadastrados tem idades entre 22 e 50 anos.
“Não é aceitável que a gente tenha um orçamento de R$ 170 bilhões e pessoas passando fome. Obviamente, tem dinheiro indo duas vezes, três vezes na mesma casa”, disse a secretária.
Atualmente, cerca de 5 milhões de beneficiários se declararam morar sozinhos, em todo o País. A gestora afirma que o recadastramento se dará de forma gradual. “Vamos verificar todos os unipessoais beneficiários do programa de transferência de renda neste ano. Essa revisão tem um cronograma: começa em março e termina em dezembro. As pessoas serão chamadas. Então, acho que é importante deixar claro que ninguém precisa correr na fila dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). As pessoas vão ser chamadas conforme o cronograma. Esses 5 milhões unipessoais serão chamados, serão revisados e aí vai sair quem tiver que sair e vai entrar quem precisa entrar”.