De acordo com o Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, sete Estados apresentam crescimento de casos de Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Segundo o levantamento, enquanto que na maioria do país há sinal moderado de queda de novos registros da doença na maioria das faixas etárias analisadas, exceto nas de crianças pequenas e adolescentes, ocorre uma tendência de crescimento em longo e curto prazo no Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Rondônia.
Os dados são referentes à Semana Epidemiológica 28, de 9 a 15 de julho, que tem como base as informações inseridas no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 17 de julho.
De acordo com o estudo, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratório foi de influenza A, com 8,7%; influenza B, com 3,8%; vírus sincicial respiratório, com 38,5%; e covid-19, com 22,2%.
Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de influenza A, com 15,7%; influenza B, com 5,2%; vírus sincicial respiratório, com 13,4%; e covid-19, com 50,7%.