..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Acre implementa exame Igra para potencializar diagnóstico de tuberculose latente

Acre implementa exame Igra para potencializar diagnóstico de tuberculose latente

Para intensificar as ações de prevenção da tuberculose e ampliar a rede de diagnóstico da doença no Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realiza a inclusão do exame Interferon Gama Release Assay (Igra), preconizado pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose.

A implementação do novo método se iniciou no fim de maio com coleta agendada para oito pacientes. O Igra foi incorporado ao SUS em novembro de 2020 e detecta a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch. O método é uma alternativa à prova tuberculínica para o rastreio do invasor e, além do Igra, é recomendado o exame PPD, uma triagem padrão para identificar a presença da infecção.

De acordo com Mariangela Guimarães, enfermeira responsável pelo Programa de Tuberculose Multirresistente do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Sesacre, o Igra é realizado em amostras de sangue, e atualmente é o teste de primeira escolha em pacientes vacinados com a BCG que apresentem reação de falso positivo ao PPD.  

“Esse exame é um novo teste para detecção de tuberculose em pessoas que não apresentam sintomas da doença e que integram o grupo de pacientes imunocomprometidos, cujo mecanismo de defesa contra a infecção apresenta alterações”, ressaltou a enfermeira. 

Mariangela ainda explica que pessoas vivendo com HIV, com contagem de linfócitos TCD4+ maior que 350, crianças maiores de dois anos, pessoas candidatas a transplante de célula-tronco, pessoas em uso de imunobiológicos, imunossupressores ou em situação de pré-transplante de órgãos devem agendar o exame.

O exame é realizado no SAE, na Sala de Tuberculose,  da Fundação Hospital  Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas. Não é necessário estar em jejum . O resultado sai em dez dias, por meio do Laboratório Central (Lacen).