Para intensificar as ações de prevenção da tuberculose e ampliar a rede de diagnóstico da doença no Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realiza a inclusão do exame Interferon Gama Release Assay (Igra), preconizado pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose.
A implementação do novo método se iniciou no fim de maio com coleta agendada para oito pacientes. O Igra foi incorporado ao SUS em novembro de 2020 e detecta a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch. O método é uma alternativa à prova tuberculínica para o rastreio do invasor e, além do Igra, é recomendado o exame PPD, uma triagem padrão para identificar a presença da infecção.
De acordo com Mariangela Guimarães, enfermeira responsável pelo Programa de Tuberculose Multirresistente do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Sesacre, o Igra é realizado em amostras de sangue, e atualmente é o teste de primeira escolha em pacientes vacinados com a BCG que apresentem reação de falso positivo ao PPD.
“Esse exame é um novo teste para detecção de tuberculose em pessoas que não apresentam sintomas da doença e que integram o grupo de pacientes imunocomprometidos, cujo mecanismo de defesa contra a infecção apresenta alterações”, ressaltou a enfermeira.
Mariangela ainda explica que pessoas vivendo com HIV, com contagem de linfócitos TCD4+ maior que 350, crianças maiores de dois anos, pessoas candidatas a transplante de célula-tronco, pessoas em uso de imunobiológicos, imunossupressores ou em situação de pré-transplante de órgãos devem agendar o exame.
O exame é realizado no SAE, na Sala de Tuberculose, da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 8 horas. Não é necessário estar em jejum . O resultado sai em dez dias, por meio do Laboratório Central (Lacen).