Dados divulgados pela Agência Fique Sabendo apontam que dos seis inquéritos abertos pela Polícia Federal, este ano, para apurar crimes de apologia ao nazismo, um deles foi aberto no Acre. Outros dois foram abertos São Paulo, seguido por Mato Grosso (1), Minas Gerais (1) e Santa Catarina (1).
Ainda de acordo com as informações, só em 2023, foram 37 investigações, em todo o País. Em 2022, foram 9 inquéritos abertos, contra 6 em 2021. A série analisa dados de 2020. Naquele ano, foram 9 investigações conduzidas pela Polícia Federal.
O ambiente de atuação dessas células é na maioria a internet. Além das redes sociais, os grupos criminosos atuam a partir de fóruns on-line e endereços da deep web, o submundo da internet. São Paulo e Santa Catarina sediam a maioria dessas células.
Pena
A pena para quem fabrica, comercializa, distribui ou veicula símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa.