O mês de janeiro deste ano foi considerado o que registrou o maior número de casos de covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Foram confirmados 12.876 casos da doença. Um aumento de mais de 90%, se comparado com o mesmo período de 2021, que registrou 12.123 casos.
Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde e citados em uma recomendação do Ministério Público do Acre (MP-AC), alertando que no mês de fevereiro, que encerra hoje, 28, os números podem superar janeiro.
O boletim divulgado ontem, 27, revela que o número de mortos pelo novo coronavírus está próximo de 2 mil – 1971 pessoas perderam a vida para a covid em um período de quase 3 anos de pandemia.
“A cadeia de transmissão do vírus Sars-Cov-2 está, novamente, ostentando um movimento de subida, tal como no primeiro trimestre de 2021, quando a tendência de elevação se estimou para a SE 13, final de março, quando atingiu o seu ápice”, diz o documento publicado pelo MP no Diário Oficial Eletrônico do órgão.
Ainda de acordo com o MP-AC, “como consequência natural da Covid-19, o aumento da cadeia de transmissão leva a uma maior ocupação de leitos clínicos para, em seguida, levar à ocupação de leitos de UTI, verificou-se uma rapidez no aumento das taxas de ocupação dos leitos clínicos neste início de 2022, conforme dados extraídos dos Boletins Informativos da Assistência à Saúde”.