Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, mostram que 142 indígenas do Distrito Sanitário do Alto Juruá estão acometidos pela Covid-19. O número de mortes registradas nas 148 aldeias chegou a seis.
O número total de casos confirmados até ontem (17) foi de 287 casos, sendo que 139 estão curados da doença.
O território indígena que compõe a DSEI do Alto Juruá abriga 17.672 indígenas, de 17 etnias, espalhados em 8 municípios do Acre.
Já no Distritos Sanitário Alto Purus, confirmou 211 casos da doença, sendo que 158 estão curados e 47 ainda estão infectados pelos vírus. O número de óbitos fechou em cinco. A área deste distrito abrange sete municípios, sendo quatro no Estado do Acre (Assis Brasil, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira); dois no Estado do Amazonas (Boca do Acre e Pauini); e um no Estado de Rondônia (Porto Velho).
Dados do próprio DSEI apontam que 9.763 indígenas formam o Distrito do Alto Rio Purus, com formações das etnias Apurinã, Jamamadi, Jaminawa, Kaxarari, Kaxinawá, Kulina e Manchineri, predominando os troncos linguísticos Pano, Aruak e Arawá. Ao todo, são 126 aldeias.