..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Acre tem quatro municípios considerados prioritários para ações de redução da tuberculose, hanseníase, malária e HIV

Acre tem quatro municípios considerados prioritários para ações de redução da tuberculose, hanseníase, malária e HIV

A capital acreana e os munícipios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Marechal Thaumaturgo terão prioridade no Programa Brasil Saudável, do Ministério da Saúde (MS), para ações de redução de infecções e doenças como a tuberculose, hanseníase, HIV/aids e malária.

O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar uma política governamental para eliminar ou reduzir, como problemas de saúde pública, 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social.

O Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS) identificou 175 cidades que são consideradas prioritárias por possuírem altas cargas de duas ou mais doenças ou infecções determinadas socialmente e, por isso, fundamentais para a pauta da eliminação enquanto problema de saúde pública.

Entre 2017 e 2021, as doenças determinadas socialmente foram responsáveis pela morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. A meta é que a maioria das doenças sejam eliminadas como problema de saúde pública: malária, doença de Chagas, tracoma, filariose linfática, esquistossomose, oncocercose, geo-helmintíase, além de cinco infecções de transmissão vertical (sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV).

O programa surgiu da criação CIEDDS, uma ação inédita que, desde a sua instituição, em abril de 2023, reforça o compromisso do governo brasileiro com o fim de doenças e infecções determinadas e perpetuadas pelos ciclos da pobreza, da fome e das desigualdades sociais no país.