O governador do Amazonas, Wilson Lima, atendeu a um pedido do governador do Acre, Gladson Cameli, na noite desta sexta-feira (12) e disponibilizou leitos de UTI em Manaus para pacientes do Acre.
O pedido de Gladson Cameli foi feito no grupo de governadores no WhatsApp em um momento em que o Acre e quase todo o Brasil vivem um dos momentos mais críticos da pandemia de covid-19
"Amigos, boa noite, aqui é o governador Gladson Cameli, do Acre. Primeiro, espero que Deus esteja abençoando a todos e possa nos dar saúde e sabedoria para sairmos dessa situação, mas sendo objetivo e prático gostaria de saber se os amigos têm condições de disponibilizar alguns leitos porque eu preciso remover pacientes, porque estou chegando no limite do limite, eu não tenho mais condições. Se puderem receber, nos deem uma mão amiga para esse estado", pediu o governador, que depois enviou outro áudio: "Amigos, eu sei a dificuldade de todos, eu compreendo, eu peço porque tenho que pedir, mas eu sei que todos nós estamos nessa situação difícil. Que Deus proteja a todos, tá. Muito obrigado".
Logo em seguida, Wilson Lima colocou o Estado do Amazonas à disposição. A atitude do governador amazonense é uma retribuição ao que fez Gladson Cameli há dois meses quando na maior crise da pandemia de covid-19 no estado vizinho, o governo do Acre acolheu pacientes em hospitais locais. O governador do Acre também doou cilindros de oxigênio para hospitais Amazonas.
O secretário de Saúde, Alysson Bestene, deve fazer um levantamento rápido da quantidade de pacientes em condições de transferência, porém antes da solicitação formal deve manter contato com a Secretaria de Saúde do Amazonas para saber a quantidade de vagas disponibilizadas.