O Rotary Club de Xinguara, no interior do Pará, fundou no sábado, 1, um clube satélite voltado à causa autista. O casal governador do Distrito 4720 (Região Norte), Elaine Ruiz e Isaías Jr., participou da instalação do novo grupo e da 4ª Caminhada de Conscientização do Autismo, promovida pelos clubes com o tema, "Mais informação, menos preconceito”.
O evento faz parte do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o dia 2 de abril. Durante todo o mês, os Rotary Clubs do Distrito promovem ações voltadas ao tema, mas Xinguara é pioneira na criação de um clube que atende o público autista e suas famílias.
“O sonho que se sonha junto se torna realidade. Neste momento, estamos acordados, vendo esse sonho se tornar real. Nos apaixonamos pelo Rotary a cada dia que vivenciamos momentos como esse. O que cria verdadeira paixão pela nossa instituição é justamente o que temos a oferecer: voluntariado, crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades de liderança e amizades para o resto da vida”, destaca Elaine Ruiz, governadora distrital.
O novo satélite é presidido pela rotariana Carmem Lúcia de Araújo. As reuniões são às quintas-feiras, a partir das 20h, na sede do Rotary Club de Xinguara.
O Autismo
Segundo o Ministério da Saúde, o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e apresentação de um repertório restrito de interesses e atividades.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.