A solidariedade do acreano emociona. Assim que o jornalista Willamis França, do Notícias da Hora, relatou em rede social, o caso de um senhor idoso que vende pão caseiro próximo à Farmácia Pague Menos do Manoel Julião, uma corrente de solidariedade teve início. A publicação obteve 242 compartilhamentos. Mas, isso não são apenas números. São dados que se transformaram em gestos.
Porém, o mais emocionante deles veio de Goiânia, terra que acolhe centenas de acreanos atualmente. Um amigo de longos anos do jornalista entrou em contato e pediu que Willamis França tranquilize o ambulante e informe-o que as parcelas do aluguel serão pagas até o final deste ano. Ou seja, sete meses de aluguéis quitados. Pediu, ainda, que seja informado a conta bancária do proprietário do imóvel, bem como o dia para o depósito, ou seja, o dia de vencimento do aluguel.
Ao final, o amigo pede que Willamis diga ao senhor que “um irmão em Cristo” fez o gesto solidário, não revelando o nome, demonstrando a máxima de Jesus que para se doar algo a alguém não é preciso fazer alardeio.
Entenda o caso
Mais cedo, o jornalista Willamis França esteve próximo à Farmácia Pague Menos do Julião e, ao passar em frente, uma placa lhe chamou a atenção. Logo abaixo da banca de pães caseiros, em letras garrafais, o texto pedia o apoio das pessoas para que adquirissem o produto. Encostado à banca, um idoso, com o olhar sofrido pelo tempo, mas que ainda guarda um sorriso no rosto. O pedido de apoio tem uma finalidade simples e objetiva: pagar o aluguel de R$ 400, e R$ 200 de energia elétrica. É dali, também, que ele tira o sustento para alimentar 7 pessoas da família. Em tempos de pandemia, as vendas despencaram.
Ainda na placa há duas referências bíblicas: Salmos 41: 1-2; e Provérbios 19:17
Salmos 41: 1-2
“Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos”.
Provérbios 19:17
“Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício”