Adotar um animaldeve ser um ato planejado e consciente, é assumir um compromisso que vai durar vários anos e precisa ser cumprido com muita responsabilidade.
A ativista Fernanda Evelyn do Projeto Amor Animal (@amoranimal_acre) que socorre e acolhe cães e gatos na Capital acreana e os encaminha para adoção, fez um desabafo nas redes sociais.
O triste relato é sobre um felino, o Black, que foi resgatado em um dos bairros de Rio Branco, provavelmente abandonado por alguém ou alguma família. O animal foi atropelado, teve lesões nas quatro patas e veio a óbito após ser resgatado e levado ao veterinário pelo projeto.
"Adotar um animal vai muito além de colocar uma coleira em seu pescoço e dizer que ele é seu. Adotar é mais do que apenas fornecer comida e água, o que é o mínimo. Adotar um animal é assumir a responsabilidade por sua vida, desde o momento em que o adota até sua partida. É entender que ele possui a inocência de uma criança e não enxerga a maldade, que pode atravessar uma rua sem compreender os riscos", desabafou a ativista.
Evelyn finaliza a postagem enfatizando que o felino foi mais uma vítima do descaso e das pífias leis que punem os que maltratam os animais.
"Não sei quem eram os donos do Black, quem o adotou e permitiu que ele tivesse acesso à rua sem vacinas e os cuidados mínimos necessários. Black foi resgatado após ser atropelado, com as patinhas muito lesionadas. O mais doloroso foi perceber que aquela coleira não significava nada, apenas um pedaço de tecido desgastado. Não sei se o abandonaram ou se o deixavam dar voltas, mas sei que sua última saída não teve volta, pois Black morreu".
Para ajudar o Projeto Amor Animal, as doações, de qualquer quantia, podem ser feitas via PIX: (CPF: 054.423.822-21 -Fernanda Evelyn – Conta Nubank).