O Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco (AC), encerrou 2019 com movimentação de 340.218 passageiros. O número representa crescimento de 10,2% na comparação com 2018, quando foram contabilizados 308.721 embarques e desembarques. Os meses de maior fluxo foram janeiro e julho, com 35.421 e 31.628 viajantes, respectivamente.
A movimentação de aeronaves também cresceu no período. Foram 7.095 pousos e decolagens, o que representa um aumento de 2,5% ante as 6.923 operações registradas no ano anterior.
A superintendente do terminal, Wirlei dos Santos, atribui o crescimento da movimentação de viajantes a fatores como reaquecimento da economia, o turismo ecológico da região, que atrai cada vez mais visitantes, o incremento de novos voos regulares e melhora na ocupação dos voos. “Esse aumento é resultado de um somatório de fatores, desde aspectos econômicos, bem como incremento das viagens de negócios e passeio para Rio Branco”, pontuou.
Rede Infraero
Entre 2018 e 2019, o fluxo de passageiros permaneceu estável nos 54 aeroportos que compunham a rede Infraero até dezembro. Ao todo, passaram pelos terminais da empresa 83,9 milhões de viajantes, ante os 84,1 milhões de 2018, o que representa uma queda de 0,2%.
De acordo com o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, a estabilidade no número de passageiros que passaram pelos aeroportos da empresa demonstra a resiliência da economia brasileira e a importância da consolidação de políticas públicas para o setor.
“No ano passado, problemas, como a falência de uma importante companhia aérea brasileira, impactaram na oferta de voos. Por outro lado, uma série de medidas, como a abertura de 100% capital estrangeiro para aéreas, redução do ICMS do querosene de aviação, e até melhorias na infraestrutura dos aeroportos, diminuíram tais reflexos”, avaliou Paes de Barros.
Para os próximos anos, a expectativa é de que o mercado brasileiro de aviação siga a tendência e cresça duas vezes o valor do PIB, disse o presidente da Infraero. Segundo ele, o cenário aponta para mais de 200 milhões de passageiros em 2025, ante os 120 milhões, atualmente. “Por isso, ao mesmo tempo que trabalha para cumprir as determinações do Governo Federal, de conceder todos os aeroportos da Rede Infraero à iniciativa privada, a empresa estará focada no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária regional, que representa um grande gargalo na interiorização do modal aéreo no Brasil”, afirmou.
Capacidade
A 18 km do centro da capital acreana, o terminal atende à aviação doméstica, internacional, geral e militar, com operação de companhias aéreas regulares e de táxis aéreos. Operam atualmente no Aeroporto de Rio Branco as empresas Gol e Latam, com voos para São Paulo (SP), Brasília (DF), Manaus (AM) e Cruzeiro do Sul (AC). Atualmente o terminal tem capacidade para receber 2,4 milhões de passageiros por ano.
Aeroporto de Rio Branco encerra 2019 com alta de 10,2% no fluxo de passageiros
Assessoria