* Terminal de Rio Branco alcançou o 1º lugar na categoria de até um milhão de passageiros;
* Aeroporto de Cruzeiro do Sul é o 3º lugar na categoria até 200 mil passageiros por ano;
* Outros três aeroportos da rede VINCI Airports figuram na premiação.
O Rio Branco Airport e o Cruzeiro do Sul Airport, integrantes da rede VINCI Airports, foram premiados na nova edição do Programa Aeroportos Sustentáveis, na categoria de até um milhão de passageiros e até 200 mil passageiros, respectivamente. A distinção é conferida anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e reconhece os aeroportos que se destacam em práticas sustentáveis. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (6), durante a 4ª edição do projeto Aviação Sustentável, em Brasília (DF).
Além do Rio Branco Airport e Cruzeiro do Sul, outros destaques da rede foram os aeroportos de Porto Velho (RO), que conquistou a segunda colocação na mesma categoria; de Tefé (AM), em segundo, e Cruzeiro do Sul Airport, em terceiro, na classe até 200 mil passageiros por ano; e o Salvador Bahia Airport, na categoria acima de cinco milhões de passageiros por ano, como segundo colocado. Com as premiações, a VINCI Airports reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, com um forte foco em práticas ambientais responsáveis. No ano passado, os aeroportos de Porto Velho e Boa Vista, também integrantes da rede, conquistaram o primeiro lugar na premiação.
O Programa Aeroportos Sustentáveis avalia os participantes com base em critérios abrangentes de gestão ambiental, incluindo a redução de poluentes, uso eficiente de recursos hídricos, coleta seletiva e mitigação do ruído aeronáutico.
Entre as ações que contribuíram para a conquista dos aeroportos, destacam-se a implantação de um Programa Interno de Educação Ambiental, parcerias com universidades federais para pesquisa e com ONG para ações de combate ao tráfico de animais, adoção de iluminação eficiente e automação do sistema de iluminação e refrigeração para economia de energia elétrica. Também foram adotadas medidas para reduzir o consumo de água. Além disso, foram implementadas práticas de gestão de resíduos, aquisição de coletores de resíduos produzidos por materiais 100% recicláveis e 100% reciclados, além de ações voltadas para a redução das emissões de carbono e gerenciamento do ruído das aeronaves.
A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia ressaltou: “Estamos extremamente orgulhosos em ter novamente dois aeroportos da Amazônia sendo reconhecidos como os mais sustentáveis do Brasil. Este resultado é a reafirmação do nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental nas cidades onde atuamos. Continuaremos a implementar práticas inovadoras e responsáveis para garantir um futuro mais sustentável para todos”.
Sobre o Rio Branco Airport
O Rio Branco Airport é um dos sete aeroportos na Amazônia operados pela VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos no mundo, por meio do contrato de concessão com duração de 30 anos. Principal aeródromo do estado do Acre, o Rio Branco Airport busca maior conectividade e estímulo da economia da região. Incorporando padrões operacionais globais, busca oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros.