Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão estão relacionadas ao tabagismo, ou seja, ao uso do cigarro.
Visando conscientizar a população sobre a doença, teve início na quinta-feira, 1º, a campanha Agosto Branco.
De acordo com o instituto, mais de 32,5 mil casos novos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão poderão ser registrados no Brasil até 2025. Apesar das preocupantes estatísticas, a boa notícia é que este tipo de câncer é altamente prevenível.
Especialistas indicam que de 15% a 20% dos diagnósticos de câncer de pulmão não estão associados ao tabagismo. Além do cigarro, a exposição a substâncias cancerígenas, como o asbesto e o radônio, bem como a exposição a ambientes poluídos, também contribui para o aumento do risco.
Este ano, a campanha Agosto Branco foca também nos riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos, como vaporizadores e pods, que têm visto um aumento significativo em sua popularidade, especialmente entre os jovens. Segundo pesquisa do Instituto Ipec, o consumo desses dispositivos no Brasil cresceu 600% nos últimos seis anos, com quase três milhões de usuários atualmente.