A enchente em Rio Branco que já atingiu 37 bairros, também tornou crítica a vida dos produtores rurais que vivem às margens do Rio Acre. Na Capital, mais de 20 comunidades ribeirinhas estão debaixo d'água.
Com as plantações prejudicadas pelo alagamento, a maioria da produção foi comprometida, e o que tem, dá somente para sua subsistência.
Um produtor rural do Projeto de Assentamento Moreno Maia, gravou um vídeo relatando a triste situação do homem do campo. "Ele perdeu a produção de banana no ano passado e vai perder esse ano de novo. Dois anos no prejuízo".
Estima-se que cerca de 77% das propriedades rurais atingidas, que já estavam preparadas para o plantio, tenham sofrido danos nessas infraestruturas, o que representa um revés significativo para os agricultores.
"Muita gente perdeu tudo, macaxeira, banana, arroz, milho, do que estava no ponto de ser colhido. Espero que a ajuda chegue logo para essas famílias. Eles vivem afastados da zona urbana, porém ainda fazem parte do município e merecem atenção do poder público”, enfatizou o vereador Francisco Piaba, que também é produtor rural.